A picanha é um dos cortes mais populares do Brasil! Ela tem uma carne macia e uma capa de gordura irresistível, que garantem sabor e suculência a cada pedaço. Embora seja um corte mais caro, vale cada centavo, especialmente quando preparada na grelha ou no forno.
Entre tantos truques para realçar o sabor da picanha, existe um bem simples que exige apenas um ingrediente: sal grosso. O chef Paulo Machado ensinou uma forma deliciosa de preparar picanha ao forno. A carne fica supermacia e suculenta. Ele também mostrou um molho fácil, com apenas três ingredientes, que deixa tudo ainda mais saboroso.
Aposto que você já ficou com água na boca! Veja como fazer
Receita de picanha ao forno com sal grosso: o segredo para deixar a carne mais suculenta e macia
O truque do chef nessa receita é assar a picanha totalmente coberta com sal grosso. Esse ingrediente simples é o responsável por temperar a carne e formar uma barreira protetora que impede que seus sucos naturais escapem durante o cozimento. Em outras palavras, o sal sela a carne e faz com que ela fique ainda mais suculenta e macia.
Ingredientes:
1 peça de picanha com aproximadamente 1k
3k de sal grosso
Molho
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
Modo de preparo:
Truque do cozimento com sal grosso deixa a picanha mais suculenta e macia. (créditos: reprodução: Youtube TudoGostoso)
Cubra o fundo de uma assadeira com sal grosso.
Coloque a picanha na cama de sal grosso com a parte da gordura para cima. É importante que a capa de gordura fique por cima, pois durante o cozimento ela vai derreter e penetrar o interior da carne, deixando ela ainda mais saborosa.
Cubra a carne com o restante do sal grosso de modo que nenhuma parte da picanha fique exposta.
Sal grosso ajuda a selar a picanha, protegendo os sucos internos. (créditos: reprodução: Youtube TudoGostoso)
Leve a picanha para assar em forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 40 minutos. Esse tempo deixa a carne no ponto, ou seja, com as bordas douradas e interior macio e bem suculento. Se você gosta de carne mal passada, é só deixar menos tempo.
Para o molho, comece fritando a cebola no azeite até que ela fique dourada.
Molho para acompanhar a picanha leva apenas 3 ingredientes
Em seguida, desligue o fogo e acrescente a manteiga, mexendo até que ela derreta completamente. Não é preciso acrescentar sal no molho, pois a picanha já está com o sal ideal.
Picanha pronta, é só derramar o molho por cima da carne e aproveitar. Bom apetite.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.